novidade

VÍDEO + FOTOS: primeiro bloco da Casa do Estudante Indígena da UFSM é inaugurado

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inaugurou, nesta sexta-feira, o primeiro bloco da Casa do Estudante Indígena - Augusto Ópe da Silva. Com a presença de lideranças indígenas e universitárias, o ato contou com manifestações e discursos destacando a importância de um espaço próprio para os indígenas dentro da instituição e das conquistas obtidas até agora. 

Inscrições para o ProUni vão ser abertas em 29 de janeiro

O representante da Terra Indígena Guarita, de Tenente Portela, Maurício Sales, destacou que este é o resultado de muita luta, de muitos diálogos.

- Essa conquista não é para nós, mas para nossos filhos. Para que eles tenham um acolhimento de qualidade na UFSM - ressaltou.


A programação começou ainda na quinta-feira à noite, com a recepção de lideranças indígenas, ritual caigangue e reuniões com representantes das aldeias e coletivo indígena.

O bloco de moradia estudantil indígena tem três andares e 12 apartamentos mobiliados, cada um com quatro quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Com uma área total de 1.244,16 m², a casa oferece 96 vagas de moradia, exclusiva para estudantes indígenas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhada de alunos e professores do Instituto Olavo Bilac pede socorro à sociedade Anterior

Caminhada de alunos e professores do Instituto Olavo Bilac pede socorro à sociedade

Inscrições para o ProUni vão ser abertas em 29 de janeiro Próximo

Inscrições para o ProUni vão ser abertas em 29 de janeiro

Educação